Saiba Mais sobre Varizes nos Pés e Tornozelos
Data de publicação: 21/09/2021
Já parou para pensar que os tornozelos e os pés sustentam o peso todo do seu corpo? É natural, então, imaginar que a sobrecarga de peso sobre as veias nessa região é elevada.
Não é por acaso que as úlceras venosas ocorrem com maior frequência nos tornozelos (ponto de maior pressão venosa), sendo uma das condições de maior morbidade associada às varizes.
Assim como nas outras partes das pernas as varizes nos pés surgem quando o sangue tem dificuldade de ser bombeado de volta para o coração, forçando as válvulas que deveriam garantir uma direção única do fluxo, que acaba retornando para baixo, por gravidade, na forma de refluxo.
Associam-se ainda com ocorrência frequente de conexões entre arteríolas e vênulas, tornando o tratamento das varizes nos pés bastante complexos.
O tratamento das varizes nos pés pode ser realizado cirurgicamente ou através de métodos menos invasivos com o uso espuma, laser transdérmico e escleroterapia, dando-se preferência para os esclerosantes líquidos, de maior densidade, para evitar surgimento de úlceras iatrogênicas (como efeito colateral do tratamento).
As varizes nos pés e tornozelos merecem acompanhamento especial, por toda a vida, pelo maior risco de evoluírem com úlcera e por demandarem um tratamento de maior complexidade.
Quem sofre com varizes nos pés e tornozelos normalmente apresentam os seguintes sintomas:
✅Dor nas pernas, pés e tornozelos;
✅Sensação de coceira, latejamento ou queimação nos pés;
✅Cansaço e câimbras frequentes nas pernas;
✅Pernas pesadas e fadiga;
✅Varizes e vasinhos no pé e tornozelo, avermelhadas ou arrociadas e sensíveis ao toque;
✅Ulceração da pele;
Dra. Marina Fonseca
Angiologia e Cirurgia Vascular
Rua dos Aimorés 3018, sala 603, BH
⠀
💻www.dramarinafonseca.com.br
☎(31) 3324-0837 e 98726-0837