Diagnóstico vascular por imagem

Duplex Scan arterial, pesquisa de trombose e mapeamento de varizes:

A ultrassonografia com Doppler colorido (Duplex Scan) é um importante componente integrante do diagnóstico e manejo das doenças vasculares. Deve ser realizado por um profissional competente e habilitado, pois define condutas terapêuticas, sem a necessidade de realização de outros métodos de imagem complementares.

Para que é usado o diagnostico vascular?

O diagnóstico vascular tem como objetivo realizar um mapeamento das artérias e veias. Esse mapeamento é capaz de identificar a formação de tromboses e esquematizar as varizes que o paciente tem.

É uma tecnologia que fornece as informações anatômicas dos vasos e tecidos vizinhos, com o modo B do ultrassom, combinando essas imagens com a aquisição do fluxo sanguíneo, por meio do modo de Doppler colorido e pulsado.

Ele é realizado tanto para o início do tratamento, ao identificar e detalhar a doença, como também para o acompanhamento, ao reconhecer os resultados, a progressão ou regressão da doença.

Como é realizado o diagnóstico Vascular?

O exame é realizado no consultório com aparelho de Ultrassom Doppler (Duplex Scan).

Nele o médico aplica um gel na região a ser analisada e o equipamento emite ondas ultrassonoras na corrente sanguínea, observando o funcionamento de veias e artérias. Ele consegue assim realizar o mapeamento em tempo real de todas as obstruções, parciais ou completas, no sistema circulatório local.

O Duplex Scan pode ser realizado nos membros inferiores, nos membros superiores, nos vasos abdominais e no setor carotídeo-vertebral.