Check-Up Vascular
O paciente é avaliado pelo angiologista rotineiramente, com prazo pré-determinado pelo médico, de acordo com a sua condição clínica. Além do exame físico é realizado o Duplex Scan direcionado para a doença vascular vigente.
O Ecodoppler colorido permite um check-up completo da circulação sanguínea detectando o mais precocemente possível a presença de estreitamentos, obstruções (Tromboses), aneurismas, esclarecimento de dores e inchaço nas pernas, presença de varizes (insuficiência e dilatação das veias).
Esse exame possibilita uma análise não só morfológica (imagens) dos vasos sanguíneos como também da situação hemodinâmica e funcional da circulação sanguínea.
O check-up das artérias é feito pelo eco-doppler colorido das carótidas – para descartar estreitamentos graves que possam comprometer a circulação cerebral – das artérias ilíacas e dos membros inferiores – para afastar a possibilidade de aneurismas e de obstruções que possam comprometer a circulação.
Para o check-up das veias, em princípio basta um eco-doppler colorido dos membros inferiores para a identificação de varizes (cuja incidência é grande na maioria da população) e também para descartar trombose em veias profundas.
Quando devo iniciar meu check up vascular?
Em relação sistema arterial, recomenda-se que o check up seja feito pelo menos a partir dos 40 anos nos pacientes que tenham fatores de riscos como diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, alto índice de colesterol no sangue, sedentarismo, estresse e idade avançada ou fatores hereditários em casos de trombose ou aneurisma.
Do ponto de vista venoso, 80% da população é portadora de algum grau de varizes dos membros inferiores e, caso haja um fator familiar acentuado ou a presença de varizes visíveis nas pernas, recomenda-se a realização dos exames independentemente da idade.
Você conhece a diferença entre: Artérias, Veias e Vasos Linfáticos