Postado por MG Sites em 02/dez/2020 -
É a abreviação de crio laser escleroterapia.
O uso do “Laser Transdérmico Nd: YAG 1064 nm” no tratamento de varizes é um procedimento não invasivo, eficaz e bem tolerado.
Ele pode ser utilizado em qualquer parte do corpo onde os vasinhos podem aparecer, incluindo pernas, as faces e tronco.
O laser é utilizado sobre a superfície da pele em conjunto com ar gelado, o que torna o procedimento praticamente indolor (efeito analgésico), e é associado à tecnologia de realidade aumentada (vein viewer), que potencializa sua eficácia e precisão. A energia emitida pela luz do laser destrói a parede do vaso doente sem danificar a pele. em seguida, é aplicada a glicose, potencializando o processo de oclusão da varize. Posteriormente o corpo irá absorvê-la e eliminá-la.
A escleroterapia associada ao laser transdérmico exigem um número menor de sessões e têm potencial mais alto para atingir um ótimo resultado.
O paciente é liberado para voltar à sua rotina diária logo após o procedimento. As atividades físicas mais intensas devem ser evitadas por 24h. O médico pode indicar o uso de meia elástica para auxiliar na recuperação.
Pode evitar a necessidade de cirurgia. possui efeitos mais duradouros. É realizado com menor número de sessões e permite um resultado de excelência.
O tratamento a laser não tem contraindicações, mas o uso em pessoas de pele preta ou bronzeada requer mais cuidado. Para evitar qualquer tipo de complicações, como queimaduras de pele, manchas, úlceras ou bolhas, certifique-se de realizar o tratamento com um profissional habilitado, no caso, um cirurgião vascular/angiologista.
Postado por MG Sites em 02/dez/2020 -
A escleroterapia é um método simples e popular de tratamento no qual o médico aplica diretamente nos vasinhos uma substância esclerosante. A aplicação dessa substância objetiva a “secagem dos vasinhos”, que irão ser absorvidos e eliminados pelo organismo.
O método pode ser realizado com variadas substâncias, em diversas concentrações. Soluções de glicose são as mais conhecidas, porém utilizamos outras soluções, que provocam a eliminação dos vasinhos por completo. Essa aplicação é usada como terapia única, com bons resultados, quando os vasinhos – ou veias reticulares – possuem até 2 mm de espessura.
O tratamento deve sempre ser realizado por um médico angiologista. Durante a consulta, o paciente deve informar ao médico sobre a existência de doenças crônicas, tais como diabetes ou hipertensão; se faz uso de medicação regular; se possui alergias; sobre a realização de algum procedimento cirúrgico prévio; se já realizou sessões de aplicação nos vasinhos, ou algum tratamento para varizes previamente e como foi a tolerância e o resultado final.
A recuperação do procedimento é rápida, o paciente pode retornar à sua rotina sem dificuldades nos dias subsequentes. O paciente pode apresentar no local do tratamento inchaço, pequenas bolhas e hematomas, que desaparecerão em alguns dias.
Para a garantia do melhor resultado possível e evitar quaisquer complicações, é importante que o paciente tome alguns cuidados nas semanas seguintes após o tratamento. São eles: – Evitar permanecer de pé ou sentada por longos períodos; – Usar meias elásticas recomendadas pelo médico; – Não expor a região da aplicação ao sol. – Hidratar bastante a pele.
Postado por MG Sites em 02/dez/2020 -
O tratamento de varizes com Endolaser consiste em uma técnica minimamente invasiva e altamente eficaz, cada vez mais utilizada no Brasil e já estabelecida e preferida nos Estados Unidos e na Europa.
Ela consiste na introdução de um cateter na veia a ser tratada. O processo é todo guiado por imagens de ultrassom. Sem a necessidade de cortes, quando o cateter está posicionado é realizada a aplicação de ondas de calor que irão aquecer a veia, provocando o seu fechamento. Essa veia permanece ocluída e não funcionaste dentro do organismo.
Pode ser feito em clínicas especializadas ou em hospital-dia.
Esse é o método padrão-ouro para o tratamento da insuficiência das veias safenas, das perfurantes e veias acessórias. Também utilizado, mais recentemente, para tratamento das varizes nos pés.
Se você já recebeu a indicação de cirurgia para tratamento de varizes, você provavelmente é o melhor candidato para o Endolaser.
Por ser um procedimento minimamente invasivo e não necessitar de incisões, a recuperação é rápida, dando-se em média entre dois a três dias para que o paciente possa voltar a sua rotina normal. Gera menos trauma operatório quando comparado aos demais procedimentos, menos dor e hematomas, sem cicatrizes, melhor progressão e menor incidência (e gravidade) de complicações.
Essa técnica raramente provoca complicações. Mas pode acontecer:
Postado por MG Sites em 02/dez/2020 -
Esse tratamento minimamente invasivo consiste na aplicação, na veia varicosa, de um líquido que tem a textura de uma microespuma – composto de gás e esclerosante – que desloca o sangue e fecha as paredes da veia.
O tratamento é realizado na comodidade e conforto do próprio consultório. Ele visa acabar com os sintomas provocados pelas varizes e previne as possíveis complicações que poderiam surgir. É rápido, bem tolerado e não necessita preparação e nem de repouso após o procedimento.
Quais são os cuidados necessários antes do procedimento?
O procedimento não exige cuidados específicos (como jejum, por exemplo) antes de ser realizado.
A indicação é feita por um médico angiologista, mas o tratamento possui um amplo alcance entre os pacientes. É um método que trata varizes de pequeno, médio e grosso calibres.
Mas fique atento(a): muitas vezes não é a primeira escolha de tratamento para as varizes! Somente o angiologista poderá definir, individualmente com você, se a espuma é indicada e se é o melhor método para o seu caso!
Um dos maiores benefícios desse tratamento é justamente que o paciente pode voltar a sua rotina no mesmo dia, observando os cuidados já citados anteriormente.
O paciente mantém sua prática de exercícios físicos habituais, sem necessidade de suspendê-los.
Postado por MG Sites em 02/dez/2020 -
A ultrassonografia com Doppler colorido (Duplex Scan) é um importante componente integrante do diagnóstico e manejo das doenças vasculares. Deve ser realizado por um profissional competente e habilitado, pois define condutas terapêuticas, sem a necessidade de realização de outros métodos de imagem complementares.
O diagnóstico vascular tem como objetivo realizar um mapeamento das artérias e veias. Esse mapeamento é capaz de identificar a formação de tromboses e esquematizar as varizes que o paciente tem.
É uma tecnologia que fornece as informações anatômicas dos vasos e tecidos vizinhos, com o modo B do ultrassom, combinando essas imagens com a aquisição do fluxo sanguíneo, por meio do modo de Doppler colorido e pulsado.
Ele é realizado tanto para o início do tratamento, ao identificar e detalhar a doença, como também para o acompanhamento, ao reconhecer os resultados, a progressão ou regressão da doença.
O exame é realizado no consultório com aparelho de Ultrassom Doppler (Duplex Scan).
Nele o médico aplica um gel na região a ser analisada e o equipamento emite ondas ultrassonoras na corrente sanguínea, observando o funcionamento de veias e artérias. Ele consegue assim realizar o mapeamento em tempo real de todas as obstruções, parciais ou completas, no sistema circulatório local.
O Duplex Scan pode ser realizado nos membros inferiores, nos membros superiores, nos vasos abdominais e no setor carotídeo-vertebral.
Postado por MG Sites em 02/dez/2020 -
O paciente é avaliado pelo angiologista rotineiramente, com prazo pré-determinado pelo médico, de acordo com a sua condição clínica. Além do exame físico é realizado o Duplex Scan direcionado para a doença vascular vigente.
O Ecodoppler colorido permite um check-up completo da circulação sanguínea detectando o mais precocemente possível a presença de estreitamentos, obstruções (Tromboses), aneurismas, esclarecimento de dores e inchaço nas pernas, presença de varizes (insuficiência e dilatação das veias).
Esse exame possibilita uma análise não só morfológica (imagens) dos vasos sanguíneos como também da situação hemodinâmica e funcional da circulação sanguínea.
O check-up das artérias é feito pelo eco-doppler colorido das carótidas – para descartar estreitamentos graves que possam comprometer a circulação cerebral – das artérias ilíacas e dos membros inferiores – para afastar a possibilidade de aneurismas e de obstruções que possam comprometer a circulação.
Para o check-up das veias, em princípio basta um eco-doppler colorido dos membros inferiores para a identificação de varizes (cuja incidência é grande na maioria da população) e também para descartar trombose em veias profundas.
Em relação sistema arterial, recomenda-se que o check up seja feito pelo menos a partir dos 40 anos nos pacientes que tenham fatores de riscos como diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, alto índice de colesterol no sangue, sedentarismo, estresse e idade avançada ou fatores hereditários em casos de trombose ou aneurisma.
Do ponto de vista venoso, 80% da população é portadora de algum grau de varizes dos membros inferiores e, caso haja um fator familiar acentuado ou a presença de varizes visíveis nas pernas, recomenda-se a realização dos exames independentemente da idade.
Você conhece a diferença entre: Artérias, Veias e Vasos Linfáticos
Postado por MG Sites em 17/jul/2020 -
Sim. As varizes infelizmente são para a vida toda. É uma doença crônica. E por que devem ser tratadas então ? Porque tendem a aumentar de volume ao longo do tempo, gerando sintomas como dor em queimação, sensação de peso e cansaço, inchaço e podem gerar úlceras, prejudicando a qualidade de vida do paciente.
Sim. A necessidade de tratamento cirúrgico das varizes reduziu bastante com o surgimento de novos métodos terapêuticos. Com o Endolaser e Radiofrequência é realizada a ablação térmica da veia safena. A Espuma trata a safena de forma química. E as varizes podem ser tratadas com laser transdérmico, espuma e escleroterapia convencional, a famosa aplicação nos vasinhos. Uma adequada avaliação pelo angiologista define qual o melhor método de tratamento individualizado para cada paciente.
Dor aguda na perna, vermelhidão, inchaço, calor local, são os principais sintomas. É uma urgência ? Sim. A suspeita de trombose exige a avaliação clínica adequada e a associação de exames complementares, o mais importante deles, o duplex scan, para confirmação diagnóstica e início imediato do tratamento.
É injetado um líquido, na textura de espuma, no interior da veia doente (varize) e esta será ocluída, e dessa forma, tratada. É essencial associar ao método a compressão com meias elásticas para um bom resultado.
Em média 15 dias. A cirurgia de varizes é de pequeno porte e não gera grande desconforto para o paciente. Se houver retirada da safena, o ideal é afastar do trabalho por 15 dias, dependendo da atividade realizada. Porém, se houve apenas a retirada das varizes de pequeno e médio calibre, o afastamento se faz por cerca de 7 dias apenas.
Em geral, recomenda-se que não se faça atividade física somente no mesmo dia do procedimento, pelo risco de dor e ardência nos locais tratados. Após 24 horas da realização das aplicações, o paciente está liberado para exercitar-se normalmente.
Não. A grande vantagem da espuma é essa. Permite que o paciente permaneça com as suas atividades habituais durante todo o tratamento.
Em média, de 3 a 5 dias apenas. São métodos minimamente invasivos que têm como maior vantagem proporcionar pouca ou nenhuma dor, com retorno rápido às atividades habituais.