Portal Divulga Gerais
Entrevista concedida para o Portal Divulga Gerais sobre: varizes pélvicas.
Especialista fala sobre a doença que atinge tanto as mulheres quanto os homens.
Muitas mulheres sofrem com dores abdominais e uma das causas pode ser as varizes pélvicas, uma doença que dilata as veias ao redor dos órgãos da pelve, como útero, ovários e trompas. “A presença dessas varizes em grande quantidade leva ao surgimento de sintomas que caracterizam uma doença chamada Síndrome da Congestão Pélvica, que dificulta o retorno do fluxo do sangue para o coração e causa dores crônicas abdominais”, explicou a angiologista e cirurgiã vascular Marina Fonseca.
Como as varizes pélvicas não apresentam sinais clínicos aparentes e seus sintomas se assemelham a outras condições, a médica esclarece que o diagnóstico geralmente é feito por exclusão, eliminando outras possíveis causas da dor abdominal, como a doença inflamatória pélvica, a endometriose, os tumores pélvicos e a inflamação intestinal. “Descartadas as possibilidades, é realizado um exame para identificar a presença de varizes na região pélvica: o eco-doppler. Apesar de ser um exame minimamente invasivo, ele auxilia no diagnóstico das varizes pélvicas mostrando veias dilatadas nas regiões afetadas”.
Tratamento
Após ser diagnosticado e identificado a causa do problema, o especialista indicará a melhor forma de terapia. “Geralmente, o tratamento é iniciado com hormônios, como a progesterona, que leva a diminuição da ovulação e da vascularização dos órgãos da pelve, além de diminuir consequentemente a quantidade de sangue dentro das veias pélvicas. Porém, nem sempre o tratamento com medicamentos é efetivo. Quando os sintomas permanecem, é necessário pensar em uma alternativa cirúrgica”, alertou a angiologista.
Confira na íntegra: https://divulgagerais.com.br/2018/07/26/varizes-pelvicas/