Cuidados e tratamentos de varizes e vasinhos

Data de publicação: 05/01/2018

Salto alto provoca varizes: culpado ou inocente? Segundo especialista, o salto não causa, mas pode agravar as varizes, se somado aos fatores de risco.

As varizes e os vasinhos são veias das pernas incapazes de retornar o sangue para o coração por incapacidade de suas válvulas ou paredes e que acabam dilatadas. Quando pequenas, são chamadas vasinhos, que têm baixo risco de complicações. Já as varizes podem gerar desconforto, com inchaço, dores, coceira, úlceras e formação de coágulos, que podem se desprender e parar no pulmão. Os sinais de alerta para cuidar das varizes são sangramentos, formação de hematoma, que podem indicar rompimento das varizes.

Entre os mitos sobre a causa de varizes estão, além do salto alto, a depilação com cera quente e roupas justas. A depilação não causa o problema, mas é contraindicada para quem tem risco de sangramentos. Já a roupa mais justa não comprime a pele ao ponto de interferir na circulação e afetar as veias.

Gravidez e obesidade trazem riscos de varizes. A obesidade cria pressão positiva que dificuldade ainda mais o retorno do sangue das pernas para o coração. No caso da gravidez, há a liberação de hormônios que fazem as veias ficarem mais dilatadas.

 Onde é melhor descansar as pernas cansadas?

Apesar de muita gente usar pufe e cadeira para isso, as pernas descansam mesmo quando estão em posição acima do coração. Ou seja, na rede ou elevadas na cama ou no sofá. Essa também é a posição para descansar as pernas antes de colocar meias de compressão.

Fonte: G1