Existe Tratamento de Varizes ideal para Diabéticos?
Data de publicação: 16/11/2021
A Diabetes é uma doença crônica na qual o pâncreas se torna incapaz de produzir a insulina necessária ou o organismo não é capaz de captar o hormônio essencial para a quebra, utilização e eliminação do açúcar no organismo.
O acúmulo de açúcar no sangue, ao longo dos anos, acarreta prejuízos à circulação sanguínea. Como consequência surgem as dores intensas nas pernas, ao caminhar e em repouso; prejuízo à cicatrização de feridas; lesões de pele características, como a dermite ocre, descamação e rachadura dos pés.
É verdade que o diabético não pode tratar as suas varizes? A cirurgia de varizes está realmente contra-indicada nesses pacientes?
Não!
O paciente diabético que tem o seu quadro controlado, mantendo curva glicêmica adequada, colesterol e triglicérides em níveis ideais, podem e devem tratar suas varizes!
E qual seria o tratamento mais indicado para pessoas diabéticas:
O tratamento de safenas com Endolaser ou Radiofrequência — Termoablação.
Essa é uma técnica minimamente invasiva, rápida (dura em média apenas 30 minutinhos), realizada com anestesia local.
E se o problema são os vasinhos?
A melhor técnica continua sendo o CLACS – Laser com escleroterapia com glicose.
Mas posso mesmo injetar glicose no paciente diabético?
Sim! Desde que sejam respeitadas as dosagens adequadas. Além disso, o paciente que estiver com a glicemia alta não vai iniciar o tratamento das suas varizes e vasinhos enquanto não atingir o valor ideal de glicose no sangue.
14/11 Dia Mundial da Diabetes
Dra. Marina Fonseca
Angiologia e Cirurgia Vascular
Rua dos Aimorés 3018, sala 603, BH
⠀
💻www.dramarinafonseca.com.br
☎(31) 3324-0837 e 98726-0837